Vídeos

Comunidade Colônia Chicano Santa Bárbara Do Pará

Valorização e preservação do patrimônio Cultural da comunidade.

O Projeto Além dos Muros foi á campo, inicio das entrevistas para levantamento Histórico, moradores relatando sobre manifestações religiosas, festividades tradicionais principalmente a ''festa do pau'' muito conhecida no município e bastante lembrada por todos da comunidade, a cerâmica da colonia, ervas medicinais, são fatores culturais que estão presente no cotidiano dessa localidade. A partir desse diagnósticos in loco percebemos algumas necessidades, onde iremos trabalhar em cima das problemáticas percebidas, acerca da cultura e identidade local.

 


A Lenda da Mulher de Branco 

O projeto Além Dos Muros em suas pesquisas de campo no Município de Santa Bárbara percebemos nos relatos dos moradores uma forte presença de lendas e mitos no imaginário popular desses residentes principalmente dos mas antigos, e isso ocorre na maioria das comunidades e localidades do Município. E uma das mais ''famosas'' é a Mulher de Branco! E percebendo também através dos relatos que essas lendas sempre surgi nos muitos mananciais existem nas redondezas, o Projeto Além Dos Muros vez uma adaptação fotográfica dessas histórias narradas, assim contribuindo para a valorização e preservação desses imaginário popular presente no Município de Santa Bárbara do Pará.


Trilha
Registro gravado em vídeo de um pequeno trecho da trilha que corta o condomínio Denpasa. Início da mata na parte de atrás da antiga escola Domingos Barros e terminando na sede do Jiboia.
Santa Bárbara do Pará.



Veja o I Documentário Além dos Muros.


 





Assim como as trilhas realizadas como atividades de lazer, entre as programações ocorridas, acontecem dentro da comunidade e adjacências, os Festivais de Música, com misturas de vários ritmos como rock roll, carimbó, jazz, além de atuais e ou ex moradores realizarem o Festival de Rave Metal específico para as bandas locais da comunidade.


Alguns vídeos postados aqui, não foram meramente captados pela equipe do projeto, mas fazem parte do contexto cultural e do olhar sobre o seu espaço ( Patrimônio Natural) que interligam e interagem com as relações sociais.


Lazer num dos legados mais significativos da comunidade da Denpasa, 
o Igarapé do Jibóia



Entrevista  com Sr. Mesquita, morador da Comunidade do 
Poção na Ilha de Cotijuba 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho, estão de parabéns!
    Nossa escola ("Pádua Costa), teve a sorte de receber a visita de vocês, ficamos muito contentes até porque a nossa turma (M3TR01 - 3º ano Tarde)foi entrevistada.
    tinha uma opinião formada sobre o que eu ia ser quando eu concluísse o ensino médio (Engenharia da Computação), mas aí, depois dessa, confesso que estou pensando em mudar de curso ^_^.
    estão de parabéns galera, os três!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Wallace!!!
    Enquanto acadêmicos e pesquisadores científicos buscamos contribuir de alguma maneira com a sociedade a final de contas esse é o papel da acadêmia.
    E esperamos estar contribuindo de alguma forma na busca do conhecimento e estamos aqui para compartilhar esse conhecimento e experiência, foi muito prazeroso e satisfatório o resultado que tivemos na escola Pádua Costa fomos bem recebidos e recepcionados, nos que agradecemos pela contribuição.
    E aguarde pelo retorno dos resultados dos levantamento dos depoimentos e relatos de todos e iremos voltar com esse material pra vocês e qualquer atividade que formos executar por ai esperamos contar com a presença e participação de todos!!!
    Agradeça a sua turma pela contribuição e atenção!
    Abraços!!
    Bolsistas Projeto Além Dos Muros!!

    ResponderExcluir
  4. Já participei de eventos dentro dessa escola na década de 80, penso que deveriam aproveita-la para um centro referencial de educadores dentro deste município, e jamais pensá-la em destruí-la, como o espaço é grande pode estar agregando outras atividades culturais. A escola deve retornar para a comunidade!

    ResponderExcluir

SEGUIDORES