Comunidade Colônia Chicano Santa Bárbara Do Pará
Valorização e preservação do patrimônio Cultural da comunidade.
O Projeto Além dos Muros foi á campo, inicio das entrevistas para levantamento Histórico, moradores relatando sobre manifestações religiosas, festividades tradicionais principalmente a ''festa do pau'' muito conhecida no município e bastante lembrada por todos da comunidade, a cerâmica da colonia, ervas medicinais, são fatores culturais que estão presente no cotidiano dessa localidade. A partir desse diagnósticos in loco percebemos algumas necessidades, onde iremos trabalhar em cima das problemáticas percebidas, acerca da cultura e identidade local.
A Lenda da Mulher de Branco
O projeto Além Dos Muros em suas pesquisas de campo no Município de Santa Bárbara percebemos nos relatos dos moradores uma forte presença de lendas e mitos no imaginário popular desses residentes principalmente dos mas antigos, e isso ocorre na maioria das comunidades e localidades do Município. E uma das mais ''famosas'' é a Mulher de Branco! E percebendo também através dos relatos que essas lendas sempre surgi nos muitos mananciais existem nas redondezas, o Projeto Além Dos Muros vez uma adaptação fotográfica dessas histórias narradas, assim contribuindo para a valorização e preservação desses imaginário popular presente no Município de Santa Bárbara do Pará.
Trilha
Registro gravado em vídeo de um pequeno trecho da trilha que corta o condomínio Denpasa. Início da mata na parte de atrás da antiga escola Domingos Barros e terminando na sede do Jiboia.
Santa Bárbara do Pará.Veja o I Documentário Além dos Muros.
Assim
como as trilhas realizadas como
atividades de lazer, entre as programações ocorridas, acontecem dentro
da comunidade e adjacências, os Festivais de Música, com misturas
de vários ritmos como rock roll, carimbó, jazz, além de atuais e ou ex
moradores
realizarem o Festival de Rave Metal específico para as bandas locais
da comunidade.
Alguns vídeos postados aqui, não foram
meramente captados pela equipe do projeto, mas fazem parte do contexto
cultural e do olhar sobre o seu espaço ( Patrimônio Natural) que interligam e
interagem com as relações sociais.
Lazer num dos legados mais significativos da comunidade da Denpasa,
o Igarapé do Jibóia
Entrevista com Sr. Mesquita, morador da Comunidade do
Poção na Ilha de Cotijuba
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente trabalho, estão de parabéns!
ResponderExcluirNossa escola ("Pádua Costa), teve a sorte de receber a visita de vocês, ficamos muito contentes até porque a nossa turma (M3TR01 - 3º ano Tarde)foi entrevistada.
tinha uma opinião formada sobre o que eu ia ser quando eu concluísse o ensino médio (Engenharia da Computação), mas aí, depois dessa, confesso que estou pensando em mudar de curso ^_^.
estão de parabéns galera, os três!
Obrigado Wallace!!!
ResponderExcluirEnquanto acadêmicos e pesquisadores científicos buscamos contribuir de alguma maneira com a sociedade a final de contas esse é o papel da acadêmia.
E esperamos estar contribuindo de alguma forma na busca do conhecimento e estamos aqui para compartilhar esse conhecimento e experiência, foi muito prazeroso e satisfatório o resultado que tivemos na escola Pádua Costa fomos bem recebidos e recepcionados, nos que agradecemos pela contribuição.
E aguarde pelo retorno dos resultados dos levantamento dos depoimentos e relatos de todos e iremos voltar com esse material pra vocês e qualquer atividade que formos executar por ai esperamos contar com a presença e participação de todos!!!
Agradeça a sua turma pela contribuição e atenção!
Abraços!!
Bolsistas Projeto Além Dos Muros!!
Já participei de eventos dentro dessa escola na década de 80, penso que deveriam aproveita-la para um centro referencial de educadores dentro deste município, e jamais pensá-la em destruí-la, como o espaço é grande pode estar agregando outras atividades culturais. A escola deve retornar para a comunidade!
ResponderExcluir